domingo, fevereiro 25, 2007

Flamingo-rubro(em vias de extinção)


Ordem: PHOENICOPTERIFORMES Família: Phoenicopteridae

Distribuição e Habitat : Para alguns autores, o flamingo-rubro engloba duas subespécies: a subespécie nominal Phoenicopterus ruber ruber (denominada flamingo-rubro) e a subespécie Phoenicopterus ruber roseus (designada por flamingo-róseo). Os flamingos-rubros encontram-se nas ilhas das Caraíbas e nas ilhas Galápagos, nas margens de lagoas salinas, de rios e de estuários.

Identificação:Medem 120 a 145 cm de comprimento e 140 a 165 cm de envergadura de asas. A plumagem tem tonalidade predominantemente carmim, com as rémiges pretas. O bico curva para baixo e é carmim, excepto na extremidade, que tem cor negra. O pescoço é muito longo e tem cor carmim, tal como as patas. As membranas interdigitais nas extremidades das patas facilitam-lhes a deslocação na vasa. A coloração carmim deve-se aos pigmentos presentes nos crustáceos e microalgas de que se alimentam.

Hábitos:Alimentam-se tipicamente com a cabeça invertida, muitas vezes mergulhada na água até ao pescoço, filtrando o alimento com as lamelas que se encontram no interior do bico, enquanto expelem a água ou o lodo. São residentes.

Dieta:A dieta consiste em invertebrados aquáticos (crustáceos, moluscos, anelídeos e insectos), microalgas, sementes de herbáceas aquáticas e folhas em decomposição. Por vezes, também ingerem pequenos peixes e lodo, para extrairem a matéria orgânica (bactérias, protozoários, microalgas).

Reprodução: Nidificam, normalmente, na colónia de origem. A época de nidificação é variável com as condições climáticas, nomeadamente a precipitação. Nas Galápagos formam pequenas colónias de três a 50 casais. São aparentemente monógamos e a ligação entre os elementos do casal é forte. O ninho é um cone de lama com o vértice em forma de taça. Nas costas rochosas o ninho é formado por um pequeno amontoado de pedras e detritos vegetais. A postura é normalmente de um ovo, cuja incubação é realizada durante 27 a 31 dias. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida) e são alimentadas com “leite de papo”, tal como os pombos, até aos dois a três meses de idade. O “leite de papo” é produzido por ambos os progenitores e tem um valor nutritivo semelhante ao do leite dos mamíferos. Os juvenis abandonam o ninho com 65 a 90 dias de idade. Atingem a maturidade sexual aos cinco a seis anos de idade, embora possa ocorrer um pouco antes.

Estatuto de conservação e principais ameaças:A espécie (ou subespécie, para outros) pertence ao Apêndice II da CITES. A população das Galápagos é relativamente reduzida e, por isso, susceptível de ameaça por eventuais desastres naturais ou eventuais derrames petrolíferos.

Sem comentários: